quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

" RECORDAR É VIVER " OS 50 ANOS DO KARMANN GHIA NACIONAL - 2012 - MATÉRIA PUBLICADA PELA MOTOR SHOW

Os 50 anos do Karmann Ghia


o primeiro esportivo da Volks começou a ser produzido no brasil em 1962. Com mecânica do Fusca, ele virou lenda









Os desenhos daquele que seria o primeiro esportivo da Volks começaram a ser esboçados em 1952, pela Karmann Karosseriewerk em parceria com a Carrozzeria Ghia. Nessa época, a Volks fabricava a Kombi, o Fusca e o Fusca Conversível,  mas queria ir além da imagem de resistência e praticidade, e conquistar clientes mais refi nados. Foi então que os diretores decidiram produzir um esportivo na base do Fusca. A primeira apresentação do Karmann-Ghia foi em 14 de julho de 1955, em um hotel-cassino na França. Para o público, ele apareceu no Salão de Frankfurt, no mesmo ano.

Um mês depois do lançamento do modelo na Europa, as listas de espera já consumiam dois anos de produção. A Karmann teve que transferir a produção do Volkswagen Sedan Conversível para a Suíça e para a Bélgica, liberando espaço nas linhas de produção das suas duas fábricas em Osnabruck.

No Brasil, a história do carro começou nos anos 60. O primeiro Karmann-Ghia saiu da linha de montagem nacional no dia 2 de maio de 1962, mas só dois meses depois, em julho do mesmo ano, o modelo estava disponível em todas as revendas Volkswagen do Brasil. O esportivo de duas portas tinha um desenho muito atraente, com poucos cromados, acabamento artesanal e 13 combinações de cores.

Apesar de usar a mesma mecânica do Fusca, o Karmann-Ghia tinha uma carroceria 12 centímetros mais larga que a do Volks, fabricada pela própria Karmann. Seu preço de lançamento era o mesmo valor cobrado por um Simca Chambord ou por um Aero Willys 2600. Ou seja, bem caro para a época. Mesmo assim, o modelo foi um sucesso absoluto: em algumas regiões do País, a fila de espera para a compra de um Karmann-Ghia chegava a um ano. Em 1962, foram fabricadas 759 unidades, que passaram a 2.500 exemplares no ano seguinte.

Em 1967, o carro passou a usar o motor 1500 e ganhou pequenas mudanças de carroceria. Mais tarde, em 1970, foi apresentada a versão 1600, com freios a disco nas rodas dianteiras e bitola traseira mais larga. No mesmo ano, começaram os rumores da substituição do modelo pelo Karmann-Ghia TC.

Fabricado no Brasil até 1971, foram produzidas 23,5 mil unidades, sendo 176 conversíveis. Ao todo,  420 mil Karmann-Ghia em todo o mundo. Ironicamenteo modelo foi ainda mais valorizado e reconhecido, depois que deixou de ser fabricado.

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